Freguesia de Meruge, concelho de Oliveira do Hospital,.aposta num programa de Natal com fraternidade e partilha.
“Na Freguesia de Meruge, não passa o Pai Natal por falta de estrada para o seu trenó. Mas, mais importante, o Menino Jesus reuniu aqui os seus velhos amigos, na morada provisória que todos os anos ocupa nos Presépios erguidos em Meruge e Nogueirinha. José e Maria, os pastorinhos, a vaquinha e o burrinho e também os Reis Magos, que chegaram com as suas oferendas, fazem companhia ao Menino”, refere a freguesia em nota.
No ambiente de fraternidade e partilha que se “pretende prevaleça nos nossos corações por todo o ano, o Programa de actividades relacionadas com a evocação tradicional do Natal na Freguesia de Meruge, iniciou-se com a oferta de brinquedos e lembranças aos meninos do Jardim de Infância e às auxiliares”.
As Associações e o CLDS, trataram de criar “Presépios originais e impressivos, em Meruge e Nogueirinha, que vincam a tradição milenar e enaltecem os valores da simplicidade e desprendimento da Família Sagrada”.
Para a noite de 24 de Dezembro, está assegurada a realização das Fogueiras de Natal, nas duas localidades, com animação e convívio.
“O ponto alto da programação, contudo, será a celebração da Missa do Galo, pelas 23 horas de dia 24, com Presépio ao vivo e distribuição de lembranças aos participantes, pela Junta de Freguesia”, frisa.
Inserida nesta Programação, foi distribuído porta a porta a toda a população um Postal de Boas Festas, no qual a Junta endereçou votos de um Bom Natal e um 2023 pleno de Esperança numa vida melhor.
Também os principais locais da Freguesia, incluindo a Igreja Matriz e as duas Capelas, estão iluminados.
O Jantar de Natal “oferecido pela Junta de Freguesia aos seus funcionários, aos eleitos autárquicos, aos membros das direcções das colectividades e a quem voluntariamente nos tem apoiado na concretização de inúmeros projectos e inicitativas, traduziu o espírito que prevalece na Freguesia, do interesse comum, da importância de todos colaborarmos no que é fundamental para a população, no esvaziamento de querelas inúteis e na mobilização de todos para atingir uma vida melhor para quantos habitam a nossa Freguesia”, diz a concluir