No âmbito das celebrações do 14.º aniversário do Comando Territorial da GNR em Viseu (atual designação) e dos 104 anos de presença ininterrupta da Guarda Nacional Republicana no distrito que estão a decorrer desde o início da semana em Tondela, a força policial “ocupou”, nesta quarta-feira (28 de junho), o Parque Urbano da cidade.
“A atividade consiste numa demonstração de meios e atividades da guarda destinadas a toda a comunidade”, refere a autarquia em nota. “Dezenas de crianças visitaram o Parque Urbano e estiveram em contacto com os militares da GNR presentes”, afirma.
“Cavalos, cães, motas, bicicletas, uma embarcação, vários carros e até uma pista de trânsito, com semáforos, foram alguns dos meios que a força de segurança mostrou a todos aqueles que passaram pela zona de lazer”, frisa o município.
“Agradeço a todos aquilo que estão a fazer. Estas comemorações estão a exceder as expectativas”, afirmou a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, após visitar a iniciativa “A guarda no parque”.
A autarca agradeceu ainda a colaboração estabelecida nos últimos anos entre o município e a GNR.
“Em todos os grandes eventos sempre colaboram connosco e sempre tivemos uma relação muito próxima e isso é muito importante no dia a dia e em situações de crise”, acrescentou.
Já o coronel Vitor Assunção, comandante do destacamento territorial de Viseu da GNR, disse que “é um gosto” para a força policial estar em Tondela a mostrar “o que de melhor” em termos operacionais no distrito.
As comemorações do aniversário da GNR em Viseu prosseguem amanhã, quinta-feira, com a realização de uma cerimónia religiosa, pelas 18h00, na Igreja Matriz de Tondela, que vai ser presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano.
A cerimónia militar está marcada para sexta-feira, a partir das 11h00, na Rua Comendador Alberto Cardoso de Matos, num momento que é aberto ao público.