O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), em estreita articulação com a Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra), lançou hoje, 26 de setembro, a empreitada para a construção de um parque de estacionamento público em silo nas instalações dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
O projeto reforça a acessibilidade, a segurança e a mobilidade no maior polo hospitalar do país, adianta em nota a ULS Coimbra.
“Num investimento superior a oito milhões de euros, o novo equipamento será implantado na parcela do atual campo de jogos, a desativar para o efeito, e terá uma área de implantação de 2.260 m², distribuída por quatro pisos, com capacidade máxima para 360 lugares de estacionamento de veículos ligeiros”, informa.
A solução arquitetónica prevista é semienterrada, apresentando 3 a 4 pisos de altura nos alçados Poente e Sul e 1 a 3 pisos nos alçados Nascente e Norte, “garantindo menor impacto volumétrico e melhor integração no conjunto edificado”.
Os acessos viários e pedonais foram desenhados para otimizar fluxos e segurança: Piso 1 (alçado Poente): acesso a partir da nova ligação ao exterior pela Rua Dr. Afonso Romão; Piso 3 (alçado Nascente): acesso a partir da via interior de circulação adjacente ao parque de estacionamento exterior existente.
No contexto do Plano de Mobilidade da ULS de Coimbra, durante o mês de outubro, irá ser submetida, para parecer prévio da Câmara de Coimbra, a construção de um parque de estacionamento adicional nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
“Destaca-se que, para além dos atuais constrangimentos de mobilidade para este polo hospitalar, espera-se a breve prazo iniciar-se a construção da nova Maternidade de Coimbra. “Este investimento é determinante para melhorar a experiência de utentes, familiares e profissionais, descongestionar a circulação interna e tornar mais previsível o acesso aos HUC”, sublinha Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra”.
“A parceria com o SUCH na execução deste projeto é mais um passo concreto no nosso compromisso de mobilidade e acessibilidade seguras, alinhado com a estratégia de modernização da ULS de Coimbra”, sublinha.
O projeto foi concebido para “melhorar o ordenamento de acessos, reduzir a pressão no estacionamento de superfície e promover condições de segurança na circulação de ambulâncias, utentes e peões dentro do campus hospitalar”, conclui.