O Hospital CUF Viseu realizou, pela primeira vez, uma técnica minimamente invasiva de remoção de um tumor cerebral através da cavidade nasal.
Esta cirurgia, de elevada complexidade, é realizada para a remoção de tumores da hipófise e traz inúmeras vantagens face à cirurgia convencional: reduz a probabilidade de riscos e complicações durante e após o procedimento, permite um tempo de internamento mais curto e uma recuperação mais rápida para o doente.
De acordo com José Marques dos Santos, Coordenador de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Viseu, “esta técnica cirúrgica, muito minuciosa, apresenta excelentes resultados e baixa morbilidade, comparativamente com a técnica tradicional”.
Com o recurso a esta técnica não se manipula o cérebro nem os nervos óticos, como na cirurgia tradicional, possibilitando, assim, reduzir a probabilidade de riscos e complicações durante e após o procedimento. Permite, ainda, um tempo de internamento mais curto e uma recuperação pós-operatória mais rápida do doente, evitando, igualmente, cicatrizes visíveis na cabeça.
“A Neurocirurgia tem desenvolvido o uso da endoscopia em diferentes contextos para permitir cirurgias menos invasivas”, destaca Miguel Trigo Carvalho, Neurocirurgião no Hospital CUF Viseu. “A abordagem endoscópica na cirurgia de hipófise permite uma visualização de qualidade superior das estruturas, o que não só aumenta a segurança desta cirurgia como também permite alcançar melhores resultados”, completa o especialista.