Um estudo na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), realizado com gestores de Unidades de Alojamento, revelou que o investimento em programas de gestão ambiental tem benefícios económicos e aumenta a satisfação do cliente.
O estudo, que teve o “apoio da Portugal Green Travel e do Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental, do Instituto Politécnico de Coimbra, sugere que o investimento é rentável a vários níveis, como na melhoria da imagem e reputação do alojamento, melhoria da experiência do cliente e aumento da procura”, adianta em nota a ESTGOH.
Os gestores “valorizam e reconhecem a importância da adoção de práticas ambientalmente sustentáveis para a sustentabilidade financeira. 77,9 por cento consideram que um alojamento ambientalmente sustentável é importante ou muito importante, no âmbito da sua atividade”.
Segundo Ana Beatriz Sousa, aluna da ESTGOH e uma das autoras do estudo, “este estudo confirma o que já sabíamos: que o investimento em programas de gestão ambiental é rentável a vários níveis e que é importante que as Unidades de Alojamento continuem a investir nestas práticas para garantir um futuro mais sustentável”.
Os resultados deste estudo são “uma chamada de atenção para as Unidades de Alojamento a investir em práticas ambientalmente sustentáveis e a sensibilizar os clientes para esta questão. A indústria deve liderar o caminho na luta contra as mudanças climáticas e preservação do meio ambiente”.
Os dados para este estudo foram recolhidos entre 28 de outubro a 13 de novembro de 2022.