Lisboa está sob chuva iforte ao início da manhã, com registo de dezenas de inundações.
Segundo a Proteção Civil 22 pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas na zona de Alcântara por causa das inundações.

O vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa Ângelo Pereira apela a quem habitualmente vem para Lisboa que não venham e aos lisboetas apela a que ffiquem em casa.
“Lisboetas, não saiam de casa”, disse em declarações à Renascença, reforçando de seguida “não entrem em Lisboa”.
Nestas declarações, o vereador informava ainda que tiveram de ser resgatadas de casa pelo menos 16 pessoas, na zona de Âlcantara. Uma das pessoas teve de ser hospitalizada, mas por precaução, adiantou.
O trânsito está cortado em diversos locais, como é o caso do IC19, no sentido Sintra-Lisboa, encontrando-se praticamente intransitável e as autoridades tiveram mesmo de retirar vários carros, que fugiram às zonas mais problemáticas em contramão. Existem mesmo automóveis submersos e lençóis de água.
Algés pic.twitter.com/1L3xlRutvH
— Filipe Gil (@filipelealgil) December 13, 2022
Devido à precipitação intensa e constante que se tem registado desde esta segunda-feira e que se vai prolongar até esta quarta-feira, são vários os acessos e vias que se encontram cortados, nomeadamente o acesso à Ponte 25 de Abril, sentido Lisboa.

Segundo comunicado da Câmara de Lisboa, há, às 7h00, 181 ocorrências, 59 ativas. A Operação da Carris está suspensa e há muitas vias intransitáveis:
– Túneis Campo pequeno + 2 Campo Grande + Av Joao XXI + Av. Berlim;
– Eixo Norte Sul;
– 2.ª circular – Sentido Lisboa Norte;
– Radial de Benfica;
– Av. Infante D. Henrique junto ao Túnel Batista Russo;
– Av. Berna;
– Av. Calouste Gulbenkian;
– Todos os acessos a Praça de Espanha;
– Av. Ceuta, Alfredo Bensaúde, estrada do Peneda;
– Alcântara (vários locais);
– Cruzamento Gago Coutinho com EUA;
– Radial de Benfica;
– Praça de 7 rios;
– Avenida de santo Contestável;
– Av. 24 de Julho até Belém;
– Av. de Ceuta junto ao acesso à ponte 25 de abril.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil refere que estão cortadas ao trânsito a Estrada Nacional (EN) 8 entre Odivelas e Loures e a EN 250 em Frielas devido ao galgamento do rio.
Estão igualmente cortadas a EN115 na Rotunda das Oliveiras e A-das-Lebres, Loures, os acessos à A8, em Loures, EN115-2 Maxial-Ermegeira devido a um deslizamento de terras, a EN9 Ponte Rol, Torres Vedras, e a Calçada de Carriche, Odivelas, por causa de uma derrocada de terras.

Já a Infraestruturas de Portugal (IP) adianta que estão também cortados o acesso ao IC19 para Rio de Mouro, a N6 (Auto da Boa Viagem), acesso IC16 para a CRIL, Pontinha e o acesso ao IC19 para a Buraca.