Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta segunda-feira, em Lisboa, a sua recandidatura ao cargo de Presidente da República.
“Sou candidato á presidência da República”, disse.
Afirmou ainda que é candidato às presidenciais de 2021 para “não vai sair a meio de uma caminhada penosa”, nem “fugir” em tempo de pandemia.
O anúncio para as eleições de janeiro decorreu na pastelaria Versailles, em Belém, Lisboa, que foi sede da sua candidatura cinco anos atrás, com o presidente a explicar que “há uma pandemia a enfrentar e uma crise a vencer”.
Criticado por alguns setores sobre o tardio anuncio da recandidatura a Belém, Marcelo explicou que só agora anuncia “porque quis promulgar as novas regras eleitorais antes de convocar a eleição”, e “quis convocar como Presidente antes de avançar como cidadão”.
Outra razão para só a pouco mais de um mês das eleições anunciar que é candidato, é o do avanço da pandemia no Outono. O Presindente disse que “quis tomar descisões essenciais sobre o novo estado de emergência, em tempos tão sensíveis como o Natal e o fim-de-ano.