Foram ontem hasteadas no edifício dos Paços do Concelho as bandeiras referentes às distinções obtidas pela Câmara Municipal da Lousã, nomeadamente “ECO XXI”, “Autarquia + Familiarmente Responsável” e “Município Amigo do Desporto”.
No que diz respeito ao galardão “ECO XXI”, o Município da Lousã foi distinguido como o 2.º município mais sustentável do País.
Nesta edição, a candidatura da Lousã, voltou a melhorar a sua pontuação, subindo – em relação à edição anterior – um lugar na tabela e obtendo a sua melhor classificação de sempre, consolidando a sua posição no patamar mais elevado deste galardão, onde só conseguiram chegar 7 municípios (Guimarães, Lousã, Loulé, Águeda, Alfandega da Fé, Loures e Pombal).
Pelo 7.º ano consecutivo, a Lousã, foi, também, distinguida com o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável”.
Esta distinção foi atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e premiou os Municípios que implementem políticas municipais com influência positiva na vida das famílias e das comunidades.
“Este galardão demonstra a sensibilidade social da estratégia seguida pelo Executivo que se materializa em medidas como a tarifa familiar e social da água, o apoio social escolar, o apoio a cidadãos em carência económica, o apoio a alunos com necessidades educativas especiais, os transportes e refeições escolares, o apoio à aquisição de material e livros escolares e projetos como o Plano Municipal Sénior, a Ação Social, Férias Ativas ou apoio financeiro a Clubes, Associações e Instituições”, adianta a autarquia em comunicado.
Já pelo 2.º ano consecutivo, a Lousã foi distinguida como “Município Amigo do Desporto”, galardão atribuído pela plataforma Cidade Social.
“O prestigiado galardão é o reconhecimento nacional do bom trabalho realizado pelo Município na área do Desporto, nomeadamente em dez áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Incide ainda sobre diferentes aspetos de gestão do desporto, como o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto, a excelência e abrangência dos modelos de intervenção”, frisa a edilidade.
Estes galardões refletem a qualidade do trabalho em rede promovido no Município e representam, segundo o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes “um estímulo e um desafio para continuarmos a desenvolver estratégias e projetos que contribuam para um concelho com – cada vez mais – qualidade de vida.