CentroTV

Município da Lousã hasteou bandeiras de três distinções

Foram ontem hasteadas no edifício dos Paços do Concelho as bandeiras referentes às distinções obtidas pela Câmara Municipal da Lousã, nomeadamente “ECO XXI”, “Autarquia + Familiarmente Responsável” e “Município Amigo do Desporto”.

No que diz respeito ao galardão “ECO XXI”, o Município da Lousã foi distinguido como o 2.º município mais sustentável do País.

Nesta edição, a candidatura da Lousã, voltou a melhorar a sua pontuação, subindo – em relação à edição anterior – um lugar na tabela e obtendo a sua melhor classificação de sempre, consolidando a sua posição no patamar mais elevado deste galardão, onde só conseguiram chegar 7 municípios (Guimarães, Lousã, Loulé, Águeda, Alfandega da Fé, Loures e Pombal).

Pelo 7.º ano consecutivo, a Lousã, foi, também, distinguida com o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Esta distinção foi atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e premiou os Municípios que implementem políticas municipais com influência positiva na vida das famílias e das comunidades.

“Este galardão demonstra a sensibilidade social da estratégia seguida pelo Executivo que se materializa em medidas como a tarifa familiar e social da água, o apoio social escolar, o apoio a cidadãos em carência económica, o apoio a alunos com necessidades educativas especiais, os transportes e refeições escolares, o apoio à aquisição de material e livros escolares e projetos como o Plano Municipal Sénior, a Ação Social, Férias Ativas ou apoio financeiro a Clubes, Associações e Instituições”, adianta a autarquia em comunicado.

Já pelo 2.º ano consecutivo, a Lousã foi distinguida como “Município Amigo do Desporto”, galardão atribuído pela plataforma Cidade Social.

“O prestigiado galardão é o reconhecimento nacional do bom trabalho realizado pelo Município na área do Desporto, nomeadamente em dez áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Incide ainda sobre diferentes aspetos de gestão do desporto, como o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto, a excelência e abrangência dos modelos de intervenção”, frisa a edilidade.

Estes galardões refletem a qualidade do trabalho em rede promovido no Município e representam, segundo o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes “um estímulo e um desafio para continuarmos a desenvolver estratégias e projetos que contribuam para um concelho com – cada vez mais – qualidade de vida.