O Município de Oliveira do Hospital apoia,nesta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício”.
“No presente ano, este apoio é concretizado através da entrega de cheques-compra com o objetivo garantir que as famílias beneficiárias terão uma ceia de Natal condigna e com os produtos tradicionais a ela associados”, revela autarquia em comunicado.
“Desta forma, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta assim a proporcionar uma quadra festiva mais reconfortante a 124 famílias, num total de 303 pessoas e das quais 72 são crianças, que receberam este “Complemento Alimentar Natalício”. São famílias que têm vindo a ser beneficiárias do programa de apoio do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital durante o ano, e acompanhadas pelo Gabinete de Ação Social e Saúde da autarquia e pela Rede Social concelhia”, refere.
Este complemento foi proporcionado sob a forma de cheques-compra, medida adotada desde 2012, podendo ser trocados pelos géneros alimentares nos estabelecimentos do comércio tradicional aderentes na sede de concelho e freguesias. Os cheques-compra são de valores entre os 30 e os 100 euros, consoante a dimensão do agregado familiar – representando um apoio da autarquia no valor total de 5.590 euros.
Com esta iniciativa, “em sintonia com uma política de proximidade e acompanhamento às famílias mais carenciadas do concelho, o Município de Oliveira do Hospital presta uma essencial ajuda aos agregados familiares em situação de maior fragilidade social e económica. Simultaneamente dá um estímulo à aquisição de bens e produtos nos estabelecimentos comerciais do concelho onde os cheques-compra podem ser descontados, contribuindo por um lado para o equilíbrio financeiro e por outro, apoiando solidariamente o comércio tradicional”, frisa a edilidade.
José Francisco Rolo, vereador do pelouro da Solidariedade e Ação Social, refere que ao longo do ano o Município de Oliveira do Hospital acompanha e apoia as famílias mais carenciadas ou em situação de fragilidade temporária.
Esta iniciativa de Natal vem “substituir os tradicionais cabazes de Natal, dando mais dignidade aos apoios às famílias, permitindo que cada uma elabore o seu próprio cabaz de natal – é solidariedade social de braço dado com responsabilidade social, para alimentar o espírito de partilha associado a esta quadra festiva”.
O Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital apoia “famílias fragilizadas, referenciadas pelos técnicos de Ação Social concelhios, através da entrega de bens alimentares e de outros, como vestuário, calçado, mobiliário, eletrodomésticos ou brinquedos. Uma estrutura com a qual, qualquer cidadão pode colaborar entregando bens alimentares, nomeadamente durante as campanhas específicas de recolha, ou outros bens diversos, dos quais já não necessite e se encontrem em bom estado de conservação a fim de serem utilizados por quem mais precisa”.