O Município de Oliveira do Hospital já investiu mais de um milhão de euros através do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade, uma medida de apoio às famílias com a atribuição de um incentivo pelo nascimento de crianças.
Na apresentação do relatório de execução deste programa, referente a 2022, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, informou na última reunião do executivo (realizada a 11 de maio), que no final do ano passado existiam 386 crianças apoiadas pela prestação mensal do Inventivo à Natalidade. Como registou, o número de crianças beneficiárias tem vindo a subir, sendo 2022 o ano em que mais crianças foram apoiadas, representando um investimento da Câmara Municipal de cerca de 123 mil euros.
Ao apresentar os dados apresentados relativos a este apoio às famílias, o presidente José Francisco Rolo afirmou tratar-se de uma “medida de apoio de sucesso” que tem vindo a beneficiar cada vez mais famílias, representando, nestes últimos dez anos, um investimento superior a um milhão de euros.
Para José Francisco Rolo, “foi dinheiro que foi entregue às famílias para os três primeiros anos de vida das crianças. E isso é de relevar, tanto quanto o facto de o número de famílias beneficiárias ter vindo a aumentar sustentadamente desde 2015, o que quer dizer cada vez mais nascimentos”.
“Representa uma injeção direta de igual valor na economia local, uma vez que de acordo com o regulamento do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade, as despesas comparticipadas só poderão ser efetuadas no comércio e serviços da área do município de Oliveira do Hospital”, conclui o autarca.