O programa da celebração do 15.º Aniversário do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia foi apresentado, ontem, dia 10 de outubro, em Salamanca.
“Em Espanha, no Museo de Historia de la Automocion de Salamanca, foi apresentado, perante grande número de jornalistas e convidados presentes, o programa das celebrações dos 15 anos do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, cujo aniversário se assinala no dia 24 de novembro”, avança hoje a autarquia de Gouveia em nota.
O Clube Escape Livre recebeu o “repto do colecionador Fernando Taborda para expor as suas miniaturas automóveis. Mas, entendeu que a melhor solução para o futuro seria criar um Museu, ideia acolhida pela Câmara de Gouveia. E assim, em 2007, nasceu aquele que é, ainda hoje, o único Museu da Miniatura Automóvel em Portuga”.
O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia e o Museo de Historia de la Automocion de Salamanca, são “espaços de excelência dedicados ao automóvel, são amigos e parceiros em várias atividades, pelo que no ano do 20º aniversário do Museu de Salamanca e simultaneamente do 15º aniversário do Museu de Gouveia nada melhor que estreitar ainda mais os laços”, frisa a edilidade.
Na conferência de imprensa que decorreu no MHAS estiveram presentes o presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu, o presidente do Ayuntamiento de Salamanca, Carlos Carbayo, o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, o diretor do MHAS, Luís Mata e os colecionadores, Fernando Taborda, Mário Costa e João Vale.
Na ocasião foi inaugurada, e vai ficar patente em Salamanca até dezembro, uma exposição temporária de miniaturas alusivas às 24 horas de Le Mans que, em 2023, celebram o seu centenário e cujo diretor de prova, o português Eduardo Freitas, é um dos convidados de honra para as comemorações e para participar na conferência dos 15 anos do MMA de Gouveia, que contará também com outros nomes, importantes e bem conhecidos, na área dos pilotos e jornalistas ligados a Le Mans.
Luís Tadeu salientou: que estes dois museus, para “além do património automobilístico que representam, são também espelho da própria evolução do relacionamento das pessoas com os automóveis”.
Já o Alcalde de Salamanca, Carlos Carbayo destacou: “a evolução constante do Museu de Salamanca que atingirá, em breve, 1 milhão de visitantes e a oportunidade do Museu amigo de Gouveia, com a colaboração do Clube Escape Livre, expor uma coleção de miniaturas automóveis para dar início às celebrações dos 15 anos do MMA”.
Frisando a importância destes 15 anos, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, acrescentou: “Ao longo de 36 anos de Clube e quase 50 anos de programa de rádio, quando olhamos para trás, sentimos orgulho pelo caminho percorrido pelo Escape Livre. Tal como a Cápsula do Tempo Guarda 2050, o Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia é também uma ideia que desenvolvemos num trabalho que soube reunir os parceiros certos para o sucesso”.
A conferência e a inauguração de duas novas exposições em Gouveia constituirão os momentos altos das celebrações dos 15 anos do MMA, encontrando-se agendadas para o dia10 de dezembro.