Noémia Malva Novais apresenta, hoje, no Café Concerto do Convento de S. Francisco, em Coimbra o seu livro “Imprensa e I Guerra Mundial. Censura e Propaganda – 1914/1918.
A sessão, que começa pelas 18H00, é promovida pelo Município de Coimbra, o Centro República e a editora Caleidoscópio, sendo o livro apresentado pela professora Helena Vargues da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
A obra é a tese de doutoramento de Noémia Malva Novais que ocupa atualmente o cargo de consultora de comunicação na Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Imprensa e I Guerra Mundial. Censura e Propaganda – 1914-1918 analisa a relação existente entre a Imprensa e a Primeira Guerra Mundial, esclarecendo a ação da Censura de guerra e da Propaganda política, embrião da manipulação da Opinião Pública no século XX.
É uma obra que apresenta os jornais como um espelho, no qual os governantes e os diplomatas se contemplam, mostrando que os jornalistas são os peões movimentados de acordo com a vontade dos Estados beligerantes, e evidenciando que, neste jogo de guerra, os diplomatas e os políticos contam as mentiras aos jornalistas e depois acreditam nelas ao vê-las publicadas.
É um estudo rigoroso que cruza os saberes resultantes das ciências da comunicação e da ciência política com os da diplomacia e da história contemporânea e que, sendo científico, é também de leitura acessível a todos os interessados no entendimento do século XX.
Foi uma das cinco obras distinguidas com o Prémio de Defesa Nacional 2014 atribuído pela Comissão Portuguesa de História Militar do Ministério da Defesa Nacional.