No próximo dia 10 de janeiro (quarta-feira) realiza-se na Ordem dos Médicos, em Coimbra, mais uma sessão dos “Serões com Ética”, culminando nesta data a programação deste importante ciclo de debates, refere em nota a Ordem.
O tema em análise na derradeira sessão é a nova Lei de Saúde Mental, que decorrerá das 21h30 às 23h00.
A este evento organizado pela Ordem dos Médicos através do Gabinete de Ética e Deontologia vai associar-se a República do Direito – Associação Jurídica de Coimbra.
Com a moderação de Belmira Duarte e Gil (Advogada e Membro da Direção da República do Direito) e Miguel Bajouco (Médico Psiquiatra no CRI de Psiquiatria do CHUC e membro do Gabinete de Ética e Deontologia da SRCOM), nesta sétima sessão serão ainda intervenientes José Manuel Jara (Médico Psiquiatra); Horácio Firmino (Médico Psiquiatra, Diretor do CRI de Psiquiatria do CHUC) e Maria João Antunes (Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Faculdade de Coimbra e coordenadora do Grupo de revisão da Lei de Saúde Mental)
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, através do seu Gabinete de Ética e Deontologia, tal como nas sessões anteriores, desenvolve este debate em formato híbrido – presencial, na Sala Miguel Torga; online, através da plataforma Zoom – de forma a proporcionar uma ampla participação.
“Recorde-se que esta iniciativa que se iniciou em maio contempla ao todo sete sessões (com interrupção em agosto), sempre das 21h30 às 23h00. Em cada quinta feira por mês desenvolveu-se um tema diferente, contando com a perspetiva e análise de ilustres palestrantes que irão fazer uma reflexão ética sobre várias questões clínicas, atuais e emergentes”, frisa a Ordem dos Médicos do Centro.
Ao longo das anteriores sessões foram debatidos os seguintes temas: “Teleconsulta – desafios e oportunidades na prática clínica”, “Decisão de limitação terapêutica – quando o melhor é não tratar”, “Quando a estética ultrapassa a medicina”, “E-mail não respondido. E agora? – a utilização do correio eletrónico na comunicação em saúde”, “Obstinação terapêutica”, “O direito ao esquecimento”.
O último ‘Serão com Ética’ estava previamente agendado para dia 14 de dezembro, mas será agora realizado no próximo dia 10 de janeiro.
O evento é aberto a toda a comunidade.