Embora o equinócio de outono aconteça oficialmente às 18h19 desta segunda-feira, as alterações no clima já começam a ser notadas.
O país vivencia, a partir de hoje, um dia típico da estação, com céu limpo ou pouco nublado, ventos fortes nas regiões costeiras e nas terras altas, além de uma ligeira queda na temperatura mínima, que foi perceptível logo pela manhã.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as principais cidades devem registar temperaturas amenas. Em Lisboa, a máxima prevista é de 23ºC, enquanto a mínima fica em torno dos 13ºC. No Porto, as temperaturas variam entre os 21ºC de máxima e 10ºC de mínima.
Durante a tarde, o vento será mais fraco a moderado, especialmente em áreas mais interiores, mantendo o clima agradável com o céu limpo predominando.
No entanto, a transição para o outono trará gradualmente uma instabilidade climática maior, com tendência para a queda das temperaturas nas próximas semanas.
O sul do país, no entanto, ainda registará temperaturas mais altas, com Faro, Beja e Évora a atingirem os 26ºC de máxima. Já a Guarda, Viseu e Bragança, situadas no interior e norte do país, sentirão os efeitos mais intensos da queda térmica. A Guarda, aliás, será o distrito mais frio desta segunda-feira, com mínimas de 4ºC e máximas de apenas 16ºC.
O outono prosseguirá até o dia 21 de dezembro, quando o inverno entra oficialmente às 21h48 daquele dia. Até lá, espera-se uma progressiva mudança nas condições atmosféricas, com os dias a ficarem mais curtos e as temperaturas a continuarem.
O final da semana vai trazer nuvens e para o fim de semana com a previsão de chuva para alguns distritos do país, nomeadamente Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.