Começou em ambiente de grande festa o primeiro dia de competição do Campeonato da Europa de Triatlo Multisport, que decorre em Coimbra até ao dia 23 de junho. Durante todo o dia, sucederam-se as provas de Duatlo Sprint, com centenas de participantes de todas as idades e nacionalidades, adianta em nota a organização.
O percurso, nas margens do rio Mondego, encheu-se de entusiasmadas claques compostas por familiares e amigos e muitos curiosos, que acorreram ao Parque Verde do Mondego para aplaudir a passagem dos atletas.
O primeiro dia de competição foi dedicado às provas de Duatlo Sprint, as mais curtas do programa, e que são compostas por dois segmentos de corrida, intercalados por um segmento de bicicleta. Cada prova começou com uma corrida circular de duas voltas, no total de 5km, nas duas margens do Mondego, com começo e fim no Parque Verde, passando os atletas pela Ponte Pedro e Inês e Ponte de Santa Clara.

Entre os dois segmentos de corrida, o percurso de bicicleta, de 20 km, levou os atletas a passar quatro vezes num circuito pela Ponte Rainha Santa e Ponte de Santa Clara. O segundo troço de corrida foi idêntico ao primeiro.
No escalão principal masculino, de Elites masculino, o belga Arnaud Dely foi o grande vencedor, com 51m30s, seguido do espanhol Javier Morales, com 51m38s e do francês Benjamin Choquert, com 51m40s. O único português em prova, Hugo Figueiredo, terminou em 11.º lugar.
O mesmo Hugo Figueiredo ficou em segundo lugar no escalão sub-23 masculino, atrás do vencedor, o belga Martin Oldenhove, que fez o tempo de 51m54s.
No escalão de Elites feminino, ganhou a francesa Marion Legrand, com 58m40s, seguida da belga Jeanne Dupont, com 58m41s, que também foi a melhor sub-23, e da espanhola María Zubiri, com 58m48s. A portuguesa Madalena Almeida foi 11.ª.

Entre as mulheres, no escalão sub-23, depois de Jeanne Dupont classificaram-se a italiana Chiara Lobba (59m25s) e a romena Alice Perjou (01h01m04s).
Na competição de juniores masculinos, o vencedor foi o italiano Lorenzo Pelliciardi, com 53m23s, seguido por Mineev Roman (53m35s) e Karpeev Dmitrii (53m52s), ambos da Rússia. Tomás Figueiredo, em 5.º, foi o melhor português.
Nos juniores femininos, a vitória foi para a russa Daria Zakharova, com 1h01m37s, seguida das italianas Margherita Voliani (01h03m15s) e Alice Alessandri (01h03m31s). A portuguesa Catarina Santos foi quarta classificada.

Nos paralímpicos, venceram os espanhóis Carmelo Navarro (01h06m42), no escalão S4, Antonio Salas (01h14m58s), no escalão S5, e Kini Carrasco (01h20m35s), no escalão S3.
De manhã, competiram os restantes escalões etários, os chamados Age Groups, destacando-se o resultado do britânico Christos Tzelis, do escalão 16-19 anos, com 56m42s.
O Campeonato da Europa de Triatlo Multisport decorre em Coimbra até 23 de junho, numa organização conjunta da Multisport Portugal, Câmara Municipal de Coimbra e ETU. Com cerca de 4.600 atletas de 40 nacionalidades diferentes, Coimbra é o centro do triatlo europeu, na primeira vez que este evento internacional de grandes dimensões acontece em Portugal.