A circulação automóvel na Alta Universitária, em Coimbra, vai sofrer significativas alterações entre hoje e a próxima madrugada de quinta-feira, devido à realização de atividades no âmbito da Semana de Acolhimento e Integração dos novos estudantes da Universidade de Coimbra (UC).
Entre os principais eventos estão a Mostra de Projetos, Serviços e Iniciativas do Universo UC e o Concerto de Abertura do Ano Letivo, que obrigam a cortes de trânsito e restrições de estacionamento em várias artérias da zona histórica da cidade.
De acordo com uma nota informativa divulgada pela UC, os condicionamentos mais significativos terão lugar entre as 7h00 de quarta-feira e a 1h00 de quinta-feira, com destaque para os seguintes pontos:
-
Largo D. Dinis e Rua Larga: cortes de trânsito durante todo o período referido.
-
Rua dos Estudos: circulação limitada ao sentido Sul–Norte, com estacionamento interdito.
-
Ruas de São João e de São Pedro: encerradas ao trânsito entre as 18h00 de quarta-feira e a 1h00 de quinta-feira; estacionamento proibido a partir das 22h00 desta terça-feira.
-
Rua Inácio Duarte (ligação Padre António Vieira – Museu da Ciência): corte e possível inversão de trânsito a partir das 7h00 de amanhã, podendo dificultar o acesso à zona da Sé Nova.
-
Rua Padre António Vieira: encerrada à circulação entre as 18h00 de quarta-feira e a 1h00 de quinta-feira. O trânsito proveniente das ruas adjacentes circulará em sentido inverso, descendo a via.
-
Rua do Arco da Traição: alguns lugares de estacionamento serão reservados para manobras de autocarros turísticos.
As restrições de estacionamento entram em vigor já a partir das 22h00 de hoje em algumas ruas, prolongando-se até à madrugada de quinta-feira. A UC apela à compreensão da comunidade académica e da população em geral, recomendando a utilização de transportes públicos ou alternativos durante este período.
Estas alterações visam garantir a segurança e o normal desenrolar dos eventos que marcam o arranque do novo ano letivo, numa altura em que a cidade acolhe centenas de novos estudantes.