O Turismo Centro de Portugal homenageou cinco personalidades e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e notoriedade do turismo na região Centro de Portugal. A homenagem aconteceu ontem à noite, durante o Jantar Oficial “Vê Portugal”, que teve lugar no Hotel dos Templários, em Tomar, num dos momentos altos do 8.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorre nesta cidade de 6 a 9 de junho.
O Jantar foi presidido pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Após discursos de boas-vindas, por parte de Hugo Cristóvão, vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar, e de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, foram revelados os homenageados.
A cada um foi oferecido uma peça em vidro, produzida manualmente na Marinha Grande.
As homenagens foram entregues pela Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal e pela ministra Ana Abrunhosa.
Os homenageados foram: Restaurante “Manjar do Marquês” (Pombal). Homenagem recebida por Pedro Pimpão, presidente do Município de Pombal, em representação do restaurante. – “Natura Glamping” (Fundão). Homenagem recebida por Jorge Pessoa, CEO do Natura Glamping. – Grupo Hoti Hotéis. Homenagem recebida por Miguel Proença, do Grupo Hoti Hotéis – Licor Beirão (Lousã). Homenagem recebida por José Redondo, do Licro Beirão. – António Quaresma, CEO do grupo O Valor do Tempo, que recebeu a homenagem. Prémios José Manuel Alves e prémios de teses académicas
No decorrer do Jantar Oficial foram também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro.
Os prémios recebem o nome do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, numa homenagem ao homem que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região.
O júri final desta sétima edição, composto por Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Adriana Costa (UA Incubator), escolheu os seguintes projetos: 1.º classificado – “Taste Food Experience” (Instituto Politécnico da Guarda); 2.º classificado – “Pateira Glamping & Eco-resort” (Sérgio Almeida); 3.º classificado – “Fake Museum – A Real Museum about Fake Things” (Mafalda Fernandes e Carolina Pina).
Foram também finalistas os seguintes projetos: Golden Rock – Alambique Water Spa (O Alambique de Ouro), Equinatura Silvercoast (Jorge Magalhães, Rita Magalhães, Joana Magalhães e Francisco Magalhães), Dynasty Capacity (Angela Tomás, Celestino Manuel Tomás, Carolina Tomás, Mariana Tomás, Beatriz Tomás e Mário Tomás), Fun With Us (José Catrau) e Vale das Origens (Eduardo Henriques e Lara Varela).
O Concurso de Teses Académicas – de mestrado e de doutoramento – tem o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico. Este ano, a sexta edição do concurso recebeu 25 candidaturas nas suas duas vertentes.
O júri final, composto por Cristina Barroco (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu), Dulcineia Moura (Territórios do Côa) e José Coutinho (Leader Oeste), distinguiu as seguintes teses: Tese de Doutoramento: “Árvores Monumentais de Portugal: da compreensão pública a uma literacia científica” (Ana Raquel Lopes); Tese de Mestrado: “Estratégia Territorial – proposta de uma Rede de Aldeias turísticas sustentáveis no concelho de Santa Comba Dão” (Rui Ferraz).
Coube à ministra Ana Abrunhosa proferir o discurso de encerramento do Jantar Oficial.