A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e a Junta de Turismo da Estremadura apresentaram ontem, o “Mapa Transfronteiriço Centro de Portugal e Estremadura” no stand do Turismo da Estremadura, na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorre de 18 a 22 de janeiro, na capital espanhola.
Estiveram presentes nesta sessão, o presidente da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, o diretor geral da Junta de Turismo da Estremadura, Francisco Martín-Simón, o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, João Ataíde, a diretora geral de Ação Exterior, Rosa Balas e o membro da direção do Turismo do Centro de Portugal, Jorge Loureiro.
“Esta é a primeira ação materializada de um projeto mais abrangente, de parceria institucional entre ambas as entidades, que assume como propósito principal alavancar uma estratégia de promoção turística entre ambos os territórios, num aproveitamento de recursos e na conjugação de meios e de vontades”, revela o Turismo do Centro.
Este mapa pretende promover junto do grande público, quer em Espanha quer em Portugal, alguns dos principais recursos e produtos turísticos existentes no Centro de Portugal e na Estremadura, em particular o património edificado e imaterial, a cultura, gastronomia e o enoturismo.
“Sendo a Espanha o primeiro e por isso, principal mercado emissor para o Centro de Portugal, e sendo o crescimento económico da Província da Estremadura superior à média espanhola, este é um mercado que nos interessa particularmente, também pela proximidade ao Centro de Portugal, no âmbito da estratégia de internacionalização defendida para a nossa região”, explicou Pedro Machado.
Pedro Machado refere ainda que 2017 é um ano particular para o Centro de Portugal.
“É de salientar que, em 2016, o Centro de Portugal conseguiu atingir a barreira de seis milhões de dormidas, preparando-se para acolher em maio de 2017, o Papa Francisco por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima, o que aumentará certamente o número de turistas e de dormidas na região. Fomos eleitos “Destino Preferido” pela APAVT em 2017 e Destino Preferido do Ano da ECTAA – Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus, que reúne representantes de mais de trinta países emissores e mais de 80.000 agências de viagens. Ainda este ano, Coimbra acolhe em abril a reunião da Unesco e, em outubro, Fátima irá receber o Encontro da Organização Mundial de Turismo. Todos estes e muitos outros acontecimentos previstos, catapultam-nos para um ano que se adivinha deveras proveitoso, altura certa para aproveitar oportunidades e atingir um índice de notoriedade nacional e internacional, nunca antes alcançado”, adianta.
Os principais intervenientes no lançamento do “Mapa Transfronteiriço Centro de Portugal e Estremadura” reconheceram a importância desta parceria, nomeadamente Francisco Martín-Simón que ao tomar a palavra agradeceu a presença de tão vasta plateia, sinal que esta junção de sinergias irá certamente aproximar ambos os territórios, no aproveitamento das principais valências de ambas as regiões.
“É pois de referir que participaram no lançamento deste importante instrumento de promoção turística, grande número de autarcas e empresários da região de Coimbra que aproveitaram associar-se a esta iniciativa, numa altura em que a CIM Região de Coimbra está a tomar contacto com a realidade do Município de Alcobendas, em Espanha, distinguido recentemente com o prémio de excelência europeu em termos de certificação de qualidade da EFQM (European Foundation for Quality Management)”, sublinha ainda o Turismo do Centro.
Até domingo, dia 22 de janeiro, o Centro de Portugal continua na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, a promover “Um país dentro do País”.