O Vaticano confirmou hoje oficialmente a vinda do Papa Francisco às Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, e também uma deslocação ao Santuário de Fátima.
O bispo da Diocese de Leiria-Fátima manifestou hoje a sua alegria com o anúncio oficial do regresso do Papa à Cova da Iria a 5 de agosto, no âmbito da sua deslocação a Portugal, para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa.
“Temos a alegria de vos comunicar que teremos o Papa entre nós, aqui em Fátima, a 5 de agosto. Como me disse pessoalmente, vem para rezar à Senhora de Fátima. Disse-me, aliás, que já é tradição que numa Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Santo Padre vá rezar num santuário dedicado a Nossa Senhora, que seja particularmente simbólico para o lugar onde se realizam as jornadas”, indica D. José Ornelas, numa declaração em vídeo à sala de imprensa do Santuário nacional.
O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinha que a passagem do Papa por Fátima tem como principal motivo “a oração”.
“Vamos aproveitar a oração com o Papa para rezarmos em Fátima pela JMJ, pelos jovens e pela paz, os temas que rezamos habitualmente aqui no Santuário”, aponta D. José Ornelas, projetando um momento “emotivo” para todos os que estiverem na Cova da Iria.
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, também sublinha a “grande alegria” de acolher o Papa, que em 2017 presidiu à canonização de Francisco e Jacinta Marto, dois dos videntes das Aparições de 1917.
“É para nós uma grande alegria poder acolher de novo o Papa Francisco aqui no Santuário de Fátima”, afirma o sacerdote, citado pela sala de imprensa da instituição.
“Todos sabemos o quanto a mensagem de Fátima está ligada ao Papa e à oração pelo Papa. Por isso, poder acolhê-lo de novo, para rezar com ele e por ele é para nós motivo de grande contentamento e, por isso, é essa alegria que expressamos”, acrescenta o reitor.
O Papa vai visitar Portugal de 2 a 6 de agosto deste ano, para presidir à JMJ Lisboa 2023, deslocando-se ainda ao Santuário de Fátima, anunciou hoje o Vaticano.
“Por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude, acolhendo o convite das autoridades civis e eclesiais de Portugal, Sua Santidade Papa Francisco deslocar-se-á a Lisboa de 2 a 6 de agosto deste ano, realizando no dia 5 uma visita ao Santuário de Fátima”, assinala o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em declaração enviada aos jornalistas.
O Santuário nacional destaca que esta é “a primeira vez que um Papa se desloca à Cova da Iria fora de uma peregrinação internacional aniversária de maio”.
Em maio de 2017, Francisco tornou-se o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010); São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de março de 1983), a caminho da América Central.