Dando seguimento à iniciativa de promoção de um conjunto de visitas guiadas, subordinadas a temas diversos, a diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade, através dos quais se percorre um pouco da história e cultura locais, a Câmara Municipal de Coimbra apresenta o calendário para o restante mês de junho.
Dia 25, 15h00: Roteiros de Coimbra “Da Sereia a Santa Cruz”
Visita guiada que compreende a evolução da cidade no espaço que medeia o Jardim da Sereia e o Mosteiro de Santa Cruz, relacionando-a com o desenvolvimento desta casa religiosa, desde a sua fundação até à atualidade.
Fundado no reinado de D. Afonso Henriques, o Mosteiro de Santa Cruz, é considerado como a mais importante casa monástica da primeira dinastia e marca um período elementar na formação da identidade de Portugal, contribuindo para a afirmação política de Coimbra durante a fundação do reino.
Estendia-se da baixa até à Quinta de Santa Cruz e integrava várias unidades fundamentais à vida da comunidade: horta, celeiro, enfermaria e espaços de lazer protegidos pela sua cerca monacal.
Com início no Jardim da Sereia esta visita tem por objetivo reviver os espaços outrora pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz, a vivência e atividade dos seus Cónegos Regrantes, valorizando o património deste espaço citadino central, cujo perímetro é de vital importância para Coimbra.
Local de encontro: Casa Municipal da Cultura
Dia 27, 15h00: Coimbra Património Mundial “Tesouros da Cidade”
Visita guiada pelas ruas da alta de Coimbra, focando as vivências, memórias, tradições e aspetos histórico-culturais, patrimoniais e imateriais da cidade.
Tendo Coimbra algum do seu património classificado pela UNESCO, torna-se imperativo, cada vez mais, criar uma consciência coletiva para a preservação do espaço edificado, cultural e imaterial estando alguns destes e outros bens ainda pouco divulgados.
De uma vasta riqueza patrimonial, cultural e imaterial, Coimbra, ao longo dos séculos, foi formando, na consciência nacional, um conceito de multiculturalidade e uma identidade única, através da sua pluralidade intelectual, da sua expressão cultural, profissional e do seu associativismo.
Este percurso dá continuidade à linha de promoção dessa identidade multicultural e de tolerância intelectual sempre presente nas vivências urbanas conimbricenses, no pormenor arquitetónico e patrimonial existente, nas suas histórias, atraindo deste modo um maior número de visitantes a este espaço nobre da cidade.
Local de Encontro: Largo D. Dinis
As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na Câmara Municipal de Coimbra (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630). As visitas guiadas têm o seu início às 15h00.