Únicos aviões 100% elétricos certificados do mundo chegam a Portugal após aquisição pela International Flight Academy (IFA).
A IFA assinou um contrato com a multinacional Textron Aviation para a aquisição, por 2,1 milhões de euros, de sete aviões da conceituada marca Pipistrel. Dois deles serão do modelo Velis Electro, um avião totalmente elétrico alimentado por duas baterias de lítio refrigeradas a água e com uma autonomia de voo de 50 minutos, mais reservas. Este avião, até agora inexistente em Portugal, é o único no mundo certificado pela EASA – European Union Aviation Safety Agency.
As restantes cinco aeronaves adquiridas pela IFA são do modelo Explorer, também da Pipistrel. Para além de toda a moderna instrumentação (Garmin G3X touch glass cockpit, piloto automático avançado e GPS), os Explorers são equipados com paraquedas balísticos que funcionam como uma solução de último recurso, aumentando de forma exponencial a segurança de voo e a integridade física dos seus ocupantes.
De acordo com José Madeira, Diretor Executivo do Grupo IFA: “Estes novos aviões vêm de encontro à necessidade de aumento da nossa frota para correspondermos à procura crescente por parte dos alunos, nacionais e internacionais, interessados nos nossos diferentes cursos de formação de pilotos”. O mesmo responsável acrescenta ainda que “Os dois aviões Velis Electro serão também uma novidade absoluta na forma como a empresa encara o treino e o caminho que todos devemos percorrer até à neutralidade carbónica. A compra do único modelo de avião elétrico certificado no mundo e a estreia de um avião elétrico utilizado em instrução em Portugal é um grande motivo de orgulho para nós, e mais um marco de inovação nos nossos 25 anos de história”.
Sedeado no Aeródromo Municipal de Cascais, mas contando também com uma segunda base de operações em Viseu, o Grupo IFA emprega diretamente cerca de uma centena de pessoas e desenvolve, para além dos cursos assegurados pela IFA – International Flight Academy, também atividades de manutenção através da IFA – Industries, criada após a aquisição da Aviometa Manutenção de Aviões, em 2018.








































































