A ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil, entidade gestora o Projeto CLDS 5G “Tábua+Inclusiva” realizou a 1.ª Edição da Tábua de Projetos Empreendedores.
A iniciativa, que reuniu mais de quatro dezenas de participantes, teve como palco o Auditório do Edifício CULTIVA – Incubadora de Empresas de Tábua.
O evento realizado no âmbito do eixo 1 (ação 7 – Ser Mais Empreendedor/a) focou-se na promoção de competências nas áreas do empreendedorismo e da inovação junto de alunos do ensino secundário.
O objetivo central é capacitar os jovens para o desenvolvimento de respostas criativas e estruturadas a problemas reais diagnosticados no concelho de Tábua, refere em nota a ADEPTOLIVA.
“O sucesso desta primeira edição deveu-se à estreita colaboração entre diversas entidades, e contou com a participação ativa de alunos dos cursos profissionais da EPTOLIVA (Polo de Tábua), que tiveram a oportunidade de interagir com especialistas e empresários”, realça.

A iniciativa foi “enriquecida pelos contributos de Pedro Cardoso, em representação da Rede Social de Tábua; Rui Almeida, da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV); Lucas Azevedo, da empresa de consultoria informática Apoio.Win e Santiago Oliveira, da empresa Visopax, que partilharam as suas experiências enquanto empreendedores. A equipa técnica do CLDS 5G – Tábua+Inclusiva inicia assim uma ação que se espera ser uma marca de inovação e empreendedorismo, enquadradas na sua missão de promoção da qualificação e empregabilidade dos jovens”.
Daniel Dinis Costa, presidente da ADEPTOLIVA, elogiou a iniciativa e destacou o papel estratégico do empreendedorismo para o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e académicas, incentivando todos a participarem com projetos, ideias e ações inovadoras.
“Mesmo que as ideias à partida pareçam totalmente descabidas, é importante tentar, arriscar, inovar e empreender, pois, numa ideia disruptiva, pode estar um grande projeto de futuro”, afirmou.
Realçou ainda a aposta da Escola Profissional EPTOLIVA no empreendedorismo, que teve como resultados os inúmeros prémios conquistados a nível nacional e internacional por diferentes alunos, pelo que todos são capazes de vencer, basta quererem.
Por fim, Daniel Costa, destacou a mais valia do Município de Tábua em ter o espaço CULTIVA, que fomenta e apoia a inovação e a incubação de projetos e novas empresas, sendo um espaço privilegiado de empreendedorismo.








































































