A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, através do seu Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal,, deu início ao 2º Webinar Internacional | LIFE Landscape Fire 2021.
Este fórum, “desenvolvido no contexto do projeto LIFE Landscape Fire Project e que conta com novas sessões de trabalho a 21 de dezembro e a 11 de janeiro de 2021, tem como objetivo promover o debate e a partilha de experiências sobre temas como a prevenção de incêndios florestais, a conservação da biodiversidade, o aumento da resiliência florestal, a capacitação dos decisores relativamente aos benefícios da prevenção e ações de redução da vulnerabilidade territorial atual da região, entre outros”, adianta hoje a CIM em nota.
A CIM Viseu Dão Lafões é a “entidade promotora do projeto LIFE Landscape Fire Project, aprovado no âmbito do Programa Europeu LIFE. Este projeto pretende contribuir para a diminuição do impacto dos incêndios florestais, tanto ao nível das emissões de carbono para atmosfera como da perda de biodiversidade, ao mesmo tempo que reduz o seu impacto económico e social”.
Para o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “com a realização do 2º Webinar Internacional, a CIM Viseu Dão Lafões, procura aprofundar a partilha e disseminação do conhecimento que temos adquirido em resultado do projeto LIFE Landscape Fire”.
“Este projeto, a exemplo de outros que a CIM tem vindo a desenvolver, no âmbito da defesa e resiliência da nossa floresta, afigura-se como um instrumento essencial para o desenvolvimento de políticas publicas intermunicipais mais eficazes no domínio da gestão florestal, da sustentabilidade ambiental e da proteção civil”, frisa o presidente da CIM Viseu Dão Lafões.
“De caráter vincadamente internacional, este seminário contou, também, com a participação Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, do Reitor da Universidade da Extremadura, António Hidalgo, bem como de especialistas das diversas áreas dos quais se destacam, João Rodrigues, Paulo Fernandes, Alfonso Fernández Manso, José Moreno Rodriguez ou Jean François Berthomieu”, conclui a CIM.