Em junho, a música estará em destaque no Centro Cultural Penedo da Saudade, com os Concertos de Primavera. Jazz, funk, rock e erudita são as propostas musicais do ciclo, que procura dar ênfase a músicos e projetos da região de Coimbra.
O primeiro concerto decorreu no passado sábado, dia 3, com a atuação de “Gonçalo, o Guiné”. Rapper e beatmaker, “Gonçalo o Guiné” apresentou- se a solo com alguns dos temas do acervo musical que tem composto ao longo da última década.
Segue-se, a 17 de junho, o concerto com o conjunto Paulo Silva Trio, que irá interpretar alguns dos “standards” de jazz do cancioneiro popular norte americano. O trio é composto por Paulo Silva (bateria), João Cação (contrabaixo) e Rodrigo Paredes (vibrafone).
No dia 20 é a vez de atuar os Pespakova, projeto que surgiu numa viagem feliz por aldeias do concelho de Penacova. O duo é composto por Ricardo Brito (bateria) e Gonçalo Parreirão (guitarra) e promete muita improvisação.
O ciclo encerra a 24 de junho, com um concerto de piano por Inês Martins Pereira. A jovem estudou no Conservatório de Música de Coimbra, licenciou-se em Castelo Branco e concluiu, em Aveiro, os mestrados em Performance e em Ensino. Atualmente, estuda na Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, com o Professor Manuel Araújo. O percurso musical de Inês Martins Pereira é diversificado, tendo atuado a solo, com grupos de música de câmara e coros.
Os Concertos de Primavera contam com coorganização do CAiS – Colectivo Artistas Independentes de Coimbra, um importante dinamizador cultural da região centro.