A Câmara Municipal de Seia promove, nos dias 13 e 14 de dezembro, um ciclo de conferências alusivo ao centenário da aviação comercial, na Casa Municipal da Cultura.
Para o primeiro dia do evento “está previsto um debate em torno da evolução na indústria da aviação e a sua influência no desenvolvimento global nos 100 Anos de Aviação Comercial”, revela o município em comunicado.
O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, abrirá a sessão, que contará com a presença do Secretário Regional do Turismo e Transportes do Governo dos Açores, Vítor Manuel Ângelo de Fraga.
Rui Alves, diretor do Aeródromo Municipal de Seia, fará o enquadramento do evento e, a antecipar o ciclo de conferências, Luís Parreirão, presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA, fará uma breve alusão à história desta companhia aérea, fundada em 21 de agosto de 1941, na Região Autónoma dos Açores.
“Diz-me quem o construiu, dir-te-ei como voá-lo”, “O Céu como Limite” e “Tripulações na rota do Mundo” serão as temáticas a abordar nos três painéis moderados por Jerónimo Coelho dos Santos (Advogado Especialista em Assuntos Aeronáuticos) e apresentados por representantes da aviação comercial em Portugal.
A par do centenário da Aviação Comercial, que se comemora este ano, o Aeródromo Municipal de Seia também assinala os 20 anos de operações desta infraestrutura, que se encontra na fase final de requalificação e em processo de certificação, o que permitirá, no futuro, a sua abertura à aviação civil.
O edifício em construção albergará duas zonas distintas, uma zona destinada a Socorro e Emergência e outra que servirá de apoio à aviação civil.
“É de salientar, neste âmbito, a relevância do Aeródromo de Seia, enquanto base de apoio, nos últimos 10 anos, aos exercícios militares da Força Aérea Portuguesa “Real Thaw”, com participações de vários países da NATO, e ao Exercício Multinacional “HOT BLADE”, pertencente ao programa de exercícios de helicópteros (HEP) da Agência Europeia de Defesa”, adianta a autarquia.
O papel do Aeródromo Municipal de Seia, enquanto centro de apoio a operações militares e de segurança e a sua importância no contexto regional e nacional, serão objeto da conferência no segundo e último dia do evento. A palestra contará com altos representantes da Força Aérea Portuguesa, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica, Instituto Nacional da Aviação Civil, Ministério da Administração Interna e da Defesa Nacional e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.