Pela sua genuinidade, pureza cultural e paisagística, a Feira do Porco e do Enchido afirmou-se nestes anos de sucessos, como o mais vernáculo e atractivo cartaz etno/lúdico/gastronómico da Beira-Serra.
Este ano o evento decorre no fim de semana de 12 e 13 de novembro.
“Gastronomia típica genuína (Arroz de Suã, Torresmos na Caçoila com Batata à Racha, Porco no Espeto, Feijoada à Moda de Nogueirinha). Música Etnográfica, diversa e original (“Bardoada”, Gaitas de Foles e Bombos, Borguinha e as suas Concertinas, com cantares aos desafio, GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, Fanfarra Caústica, Música Andina, Zambizarra)”, frisa em nota a organização.
Teatro de rua histórico, pelos Almanach (os Lusitanos, lutam com as Legiões Romanas, em plena Feira). Espaço Criança (pinturas faciais, jogos, Passeios de Burro). Artesanato de todo o País, com fabrico ao vivo. Mostra do Porco Bísaro com ninhadas de leitões. Magusto na Caruma, regado com Jeropiga caseira. No Forno Comunitário, a sair quentinhas: Broa e Trigamilhos, Bôlas de Bacalhau, Bôlas de Carne e Bôlas de Sardinha.
Na Feira a “diversidade e quantidade de Chouriças de Carne e de Bofes, Morcelas de Sangue, Farinheiras, Alheiras, Presuntos Curados. Casa do Sal, com variedades de sal para todos os cozinhados”, realça.
Mercado da Agricultura Familiar (nozes, avelãs, pinhões, castanhas, frutas e produtos da terra). Jogos Tradicionais, com animação dos “Toca a Jogar”; Amola Tesouras – com a sua bicicteta típica. Venda de Carne, para torresmos e assaduras (disponibilização das Caçoilas e dos assadores).
No Museu Etnográfico a Exposição: “As Profissões dos Nossos Avós, Preservadas por Nós.
Animação permanente do espaço da Feira e tudo o mais que pode descobrir com a visita á Feira do Porco e Enchido, que se vai realizar nos dias 12 e 13 de Novembro, comemorando a sua décima nona edição.
“Brevemente divulgaremos o Programa detalho dos especáculos e propostas para esta edição da Feira do Porco e do Enchido”, conclui.