O Município de Oliveira do Hospital promove, no próximo dia 11 de novembro, o 5.º jantar literário, agora dedicado ao escritor português José Saramago. A iniciativa, com início às 20H00 na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, será o momento de encerramento das comemorações do centenário do nascimento do Nobel da Literatura.
A iniciativa contará com a presença da filha do autor, Violante Saramago e participação da editora e produtora de atividades literárias, alma Azul. As inscrições são obrigatórias e devem ser efetuadas, até dia 4 de novembro, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital ou na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira.
Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário de José Saramago e a efeméride constitui uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro e para se prestar homenagem também à sua figura como cidadão.
As Bibliotecas Públicas Municipais associaram-se, de forma ativa, às comemorações do centenário do nascimento do Nobel da Literatura, que tiveram lugar por todo o país, dinamizando várias iniciativas e eventos dedicados a José Saramago.
Assim, ao longo deste último anos foram desenvolvidas nas Bibliotecas Municipais: a exposição José Saramago (linha cronológica vida e obra) que marcou o início das comemorações e se mantém em exposição permanente; e a mostra “Caricaturas de José Saramago” que reuniu diversas caricaturas de autores portugueses e estrangeiros.
Foi promovida a atividade “A maior flor do mundo” dirigida à comunidade escolar de leitura da obra acompanhada com projeção do livro e pequeno filme; bem como a exibição do “Documentário José Saramago”, filme sobre a vida e obra do autor dirigida aos alunos do Ensino Secundário. No âmbito do projeto “Saber+ na Biblioteca”, dirigido ao público em geral, esteve disponível o documentário “José Saramago – Levantado do Chão”.
As Bibliotecas Municipais promoveram ainda “Leituras do Centenário”, através de vídeos de breves leituras de obras do autor, enviados pela comunidade e que foram partilhadas na página do Facebook das Bibliotecas. No mês de novembro, para encerrar as comemorações, a rubrica “Leituras na Rádio” incidirá sobre pequenos excertos de obras do autor, com transmissão na Rádio Boa Nova.