Os alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, realizaram uma ação de limpeza no leito do rio Dueça, no troço compreendido entre a ponte antiga da Venda dos Moinhos e a localidade das Ferrarias.
Esta acção foi “assente na capacitação cívica e participação ativa, na prevenção e solução dos problemas ambientais, visando alguns dos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (estabelecidos na Agenda 2030)”, refere em comunicado a autarquia de Penela.
A iniciativa inseriu-se no âmbito da disciplina – Cidadania e Desenvolvimento, coordenado pela professora Paula Dias e contou com o apoio do Município de Penela.
Proteger o ambiente e preservar o património natural foi um dos objetivos, mas também, sensibilizar os jovens para a importância da separação do lixo e o seu encaminhamento para adequado destino final (tratamento). O objetivo foi cumprido, uma vez que, durante o decorrer da manhã, uma jovem aluna confessou “desde que comecei a participar nestas ações, passei a fazer a reciclagem em casa”.
Do rio tirou-se uma variadíssima quantidade de resíduos não biodegradáveis e persistentes como: plásticos, garrafas, tecidos, componentes de um carro, e até mesmo uma gaiola, mas no final da iniciativa todos estavam satisfeitos e com sentimento de missão cumprida.
Penela, orgulhosamente, tem uma das praias fluviais mais antigas a receber a Bandeira Azul, promovendo, este ano, ações de proteção ambiental com o lema “Do rio ao mar sem lixo”. Esta ação, dinamizada pelos jovens penelenses, evidencia a defesa do ambiente, bem como, o apreço pelo território.