O Município de Viseu pretende disponibilizar mais habitação às famílias nas freguesias rurais do concelho, através da aquisição de casas devolutas ou em estado de ruína, promovendo a sua reabilitação e a disponibilização de mais habitação.
De acordo com os últimos dados dos CENSOS 2021, o concelho de Viseu ganhou população, no último decénio, com uma variação de 0,3%. “Contudo, analisando a evolução da população residente no concelho, por freguesia, nos últimos 10 anos, torna-se percetível que algumas freguesias estão a perder população, progressivamente, à exceção das freguesias periféricas à cidade, como Mundão, Orgens, Ranhados, Repeses e São Salvador”, afirma o município.
“Verifica-se, assim, uma tendência de despovoamento da população nas freguesias rurais, sendo objetivo do Município contrariar essas assimetrias e enquadrar os projetos de casas devolutas ou em estado de ruína, na Estratégia Local de Habitação de Viseu”, destaca a autarquia em nota enviada à CentroTV.
“Os proprietários interessados na venda das casas poderão solicitar o agendamento de uma reunião, nas instalações da Viseu Novo SRU, sitas na Rua da Paz, no 1º andar do Edifício do Banco de Portugal, levando, no dia da reunião, alguma documentação para análise, como Certidões das Finanças e da Conservatória, registos fotográficos da casa e uma proposta do valor de venda”, frisa o município.
“O Município de Viseu, através da Viseu Novo SRU e da empresa municipal Habisolvis irão analisar a possível aquisição, solicitando uma avaliação patrimonial ao imóvel”, conclui.