Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e reconhecido especialista em incêndios florestais, vai proferir a sua “Última Lição” na próxima sexta-feira, 9 de outubro.
A cerimónia, com início às 15 horas, tem lugar no auditório do edifício central da FCTUC, no polo II da Universidade de Coimbra.
Domingos Xavier Viegas concluiu a licenciatura em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico em 1972, e doutorou-se em Aerodinâmica, pela Universidade de Coimbra em 1981. Desde 1992, é professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Em 1990, fundou a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), que constitui uma unidade de investigação reconhecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), integrada no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica. No âmbito da ADAI, coordena o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), para a investigação, formação avançada e prestação de serviços nesta área.
Domingos Xavier Viegas é também membro do Observatório Técnico Independente para os Incêndios Florestais da Assembleia da República. Ao longo da sua vida profissional, recebeu inúmeras distinções nacionais e internacionais. Por exemplo, foi distinguido com o prémio “Batefuegos de Oro”, atribuído pelo Ministério do Ambiente Espanhol em 2004, e com o “Wildland Fire Safety Award”, atribuído em 2017 pela International Association of Wildland Fire, pela sua contribuição, e da sua equipa, para a segurança de bombeiros.