A Universidade de Coimbra deixou de estar no ranking das 500 melhores universidades do mundo.
Publicado pela primeira vez em 2003 pela Universidade Jiao Tong, o Ranking de Xangai é considerado o mais prestigiado do mundo.
As universidades de Lisboa, Porto, Aveiro e do Minho são as únicas escolas nacionais que integram o “top 500” em 2018.
A instituição da capital posiciona-se entre as 200 melhores do mundo, deixando Coimbra a mais de 300 lugares de distância.
Coimbra também é ultrapassada pelas brasileiras Universidade de São Paulo (195º) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (314º) ou pelas espanholas Universidade de Barcelona (180º), Complutense de Madrid (213º), Autónoma de Barcelona (303º) e Universidade de Madrid (304º).
O ranking de Xangai é liderado pela Universidade de Havard, seguida por Stanford, Cambridge, Massachusetts e Califórnia.
“Embora constitua sempre um sinal de preocupação, a oscilação registada é muito pequena e, por isso, estou convencido que está ao nosso alcance regressarmos, já no próximo ano, ao top 500”, disse o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, ao Público, admitindo ter ficado “surpreendido” com o resultado.
Para o reitor, “a entrada muito significativa das universidades asiáticas [nesta análise anual] que tem levado a que várias instituições norte-americanas e europeias percam um lugar entre as 500 melhores”. Entre 2017 e 2018, houve mais oito universidades asiáticas no “Ranking de Xangai”.