O Município de Oliveira do Hospital ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) devido ao agravamento das condições meteorológicas, marcado por precipitação intensa e riscos acrescidos no concelho.
A decisão foi anunciada pelo presidente da Câmara, José Francisco Rolo, com base nas previsões que indicam a continuação de chuva com valores acumulados muito acima do normal.
Entre os principais riscos estão derrocadas, movimentos de massa, cortes de vias, obstrução de sistemas de drenagem, queda de árvores e estruturas, transbordo de linhas de água e a subida dos caudais dos rios Alva e Alvôco, podendo provocar impactos ambientais, infraestruturais, socioeconómicos e agrícolas, bem como inundações em zonas baixas.
A ativação do plano surge também na sequência da declaração de situação de contingência no município, decretada pelo Governo, para permitir a mobilização de meios excecionais e apoio imediato às populações afetadas.
O PMEPC estará em vigor entre as 23h00 de 7 de fevereiro e as 23h59 de 15 de fevereiro de 2026, com a coordenação assegurada a partir do Centro Municipal de Proteção Civil.







































































