A Câmara de Coimbra vai votar, na reunião do executivo de amanhã, dia 5 de junho, um protocolo de colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que tem como objetivo promover o investimento e estimular o emprego, adianta em nota a autarquia.
No âmbito deste acordo, as duas entidades “comprometem-se a implementar atividades e iniciativas que visem o emprego, a formação e a inserção profissionais”.
A proposta de protocolo, apresentada pelo Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento (DDEECI) da CM de Coimbra, tem em consideração “a relevância em estabelecer parcerias entre entidades, promovendo sinergias entre as entidades, com vista à melhoria do perfil de empregabilidade dos cidadãos da região de Coimbra, designadamente os desempregados inscritos na rede de centros do IEFP, IP, tendente à qualificação em áreas inovadoras e de maior necessidade de recrutamento por parte das entidades empregadoras da cidade de Coimbra”, lê-se na informação dos serviços municipais”.
No âmbito desta parceria estratégica, a CM Coimbra e o IEFP comprometem-se a “implementar atividades e iniciativas que visem o emprego, a formação e a inserção profissionais”.
O protocolo prevê a coorganização de eventos como a Feira do Emprego, seminários e workshops para a promoção da empregabilidade e empreendedorismo. Além disso, o Município de Coimbra vai acolher estágios curriculares e profissionais, enquanto o IEFP vai fornecer ações de formação para os trabalhadores da autarquia.
O acordo visa “promover o desenvolvimento de melhores condições de empregabilidade, fomentar a aprendizagem ao longo da vida através da formação, estimular o empreendedorismo, aprofundar a cidadania e impulsionar o investimento e o emprego na região, referem os serviços”.
A parceria é justificada considerando “a forte aposta do Município de Coimbra em políticas que promovam a competitividade e o desenvolvimento económico e social do concelho, proporcionando a melhoria das condições e qualidade de vida às populações e aos seus agentes económicos”.
Tem ainda em conta, entre outros aspetos, que “o desenvolvimento económico passa pela valorização e sustentabilidade do território, potenciando e preservando os seus recursos” e que “o Município de Coimbra está empenhado em promover oportunidades para manter e atrair talento e em assumir perante as entidades e as diversas organizações da Cidade posturas dinâmicas de proximidade e colaboração”, esclarece a informação dos serviços do Município.
Com a implementação deste protocolo, a CM Coimbra e o IEFP “reforçam o compromisso de colaborar ativamente para impulsionar o desenvolvimento económico do concelho, criando oportunidades de emprego e formação”, conclui o município.