Manuel Moura de 76 anos esteve mais de um dia desaparecido em Oliveira do Hospital, tendo sido descoberto só ontem à noite, cerca das 23h15.
O homem reside no lar Sant’Ana Residência Sénior, situado na de Oliveira do Hospital, cuja direção ordenou uma busca quando foi detetado que não tinha regressado de um passeio que fazia habitualmente pela cidade. Pouco tempo depois, quando não o conseguiram encontrar, cerca das 21h00, a administração do lar comunicou o seu desaparecimento.
“Pelas 19h00 de ontem estranhou-se a sua ausência e iniciaram-se de imediato as buscas por meios próprios”, explicou ontem em comunicado a Residência Sénior, sublinhando que “não havendo resultados foi participado o seu desaparecimento pouco após as 21h00 à GNR”.

Segundo revelou à CentroTV o presidente da Câmara, José Francisco Rolo, que é também responsável pela Proteção Civil no concelho, o idoso “acabou por ser descoberto por um drone da GNR que tem sensores térmicos e detetou-o no meio de uma zona de matos altos, já próximo de Gramaços, a cerca de três quilómetros”.
Manuel Mouro ter-se-á perdido durante o passeio e acabou por entrar na zona onde foi encontrado. Existe uma ribanceira e terá caído e depois já não conseguiu subir.

Já durante o dia de ontem um drone da Proteção Civil da Câmara oliveirense tinha sido utilizado nas buscas, mas “como existia mato alto e ele estaria deitado no meio do mato, acabou por não ser visto. Para além de que o nosso drone também não dispunha de sensor térmico”.

Depois da deteção, os militares da GNR e os bombeiros que participavam nas buscas deslocaram-se para o local onde tinha sido detetado pelo drone, chamando pelo seu nome e o homem acabou por responder.
“Fui informado que o senhor estaria lúcido, mas fraco e desidratado, uma vez que passou a noite de sexta-feira para sábado ao relento, tendo sido depois transportado pelo INEM para o Hospital de Seia e, mais tarde para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde nesta manhã de domingo ainda está internado para observações”, revelou ainda Francisco Rolo.