A Câmara Municipal de Penacova promoveu um workshop do ciclo do pão, com a colaboração da Associação dos Agricultores e de Melhoramentos do Lugar de Gaivinhos.
Nesta sessão, “os participantes foram colocados à prova, tendo de meter literalmente as mãos na massa”, refere a autarquia em nota. “Primeiro, tiveram de amassar o pão e depois cozê-lo em forno a lenha, como se fazia antigamente, numa demonstração ao vivo do ciclo do pão, à moda antiga, desde a seleção e moagem do cereal, passando pela massa até à obtenção do tão desejado pão cozido”, acrescenta.
Para além de moinhos abertos e em funcionamento, o programa integra também entradas gratuitas no Museu do Moinho Vitorino Nemésio.
No próximo dia 22 de abril, a Azenha do Vimieiro estará em funcionamento e aberta ao público. No dia seguinte, será a vez da Azenha do Porto da Aveleira. Entre os dias 18 e 21 de abril, ocorrerá a iniciativa “De moer o grão a cozer o pão”, nos Moinhos de Gavinhos e na Azenha do Porto da Aveleira, dirigida às crianças da educação pré-escolar.
Recorde-se que o Município de Penacova promove todas estas iniciativas, de acesso livre, por considerar “inestimável o valor patrimonial dos moinhos, locais de histórias e vivências que marcaram os nossos antepassados e ajudaram no crescimento e promoção do território. Lugares onde a tradição deve ser conhecida, vivenciada e preservada”.