A apresentação da nova imagem corporativa e da estratégia de comunicação da Associação das Termas de Portugal marcou a manhã do terceiro dia do stand do Centro de Portugal na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.
A iniciativa contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, lado a lado com Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, e Victor Leal, presidente da Associação Termas de Portugal.
Na ocasião, Victor Leal revelou a nova imagem das Termas de Portugal, que assenta na promoção da saúde e bem-estar. A estratégia inclui um novo logotipo, um novo branding e um novo posicionamento, com o slogan “Termas de Portugal, é bom estar bem”. Foram também criadas novas rotas turísticas com base nas termas, nomeadamente Rotas Históricas, Rotas de Natureza e Rotas de Charme, e novos programas termais, destinados a captar novos públicos nacionais e internacionais.
Pedro Machado recordou que o Centro de Portugal reúne grande parte das termas nacionais, destinos turísticos que vivem “um novo impulso, o qual traduz uma oferta cada vez mais qualificada no turismo de wellness”. Um novo impulso que “representa uma oportunidade para novos desafios”, uma vez que “hoje o Centro de Portugal já é associado ao turismo de saúde e bem-estar”. Além de que, realçou, o facto de a grande maioria das termas se localizar em regiões do interior, permite “reforçar a coesão territorial”.
Ana Mendes Godinho elogiou o facto de as “termas terem a capacidade de se renovar e reinventar”. “As termas deixaram a lógica de serem simplesmente locais de tratamentos para se tornarem em destinos de bem-estar”, sublinhou a secretária de Estado, que deixou um repto: “Que todos os portugueses possam dizer, em 2019, que redescobriram as termas em Portugal”.
A manhã continuou com a divulgação de várias iniciativas da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões a nível do turismo cultural. A apresentação do Guia Turístico 2019 da sub-região, o filme promocional “Gastronomia em Viseu Dão Lafões”, a Rede Cultural Viseu Dão Lafões, o projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão” e a Agenda de Eventos Intermunicipal foram os principais destaques do evento, que contou com a presença de vários autarcas e dirigentes dos territórios abrangidos.
O dia prosseguiu com a apresentação do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que este ano de 2019 vai decorrer em Torres Vedras, de 22 a 25 de outubro. Isabel Marques, da direção do festival, explicou os motivos que levaram este certame a escolher o Centro de Portugal – que em 2018 teve lugar em Leiria e que vai acontecer em Viseu e Aveiro, em 2020 e 2021.
Seguiu-se o lançamento da campanha “Ria de Aveiro Weekend”. Este é um programa intensivo de cultura, património, desporto, artes e gastronomia para descobrir a Região de Aveiro, numa organização intermunicipal que concentra dezenas de eventos nos 11 municípios da Ria de Aveiro, durante três dias.
Sílvia Silva, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, conduziu a apresentação do Creatour – Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais. Este é um projeto que visa contribuir para o desenvolvimento de um setor de turismo criativo sustentável, em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em quatro regiões de Portugal. No caso do Centro de Portugal, foram apresentados alguns dos projetos-piloto.
Chegou depois o momento dedicado à sub-região Oeste. Os “Fluxos Turísticos do Oeste de Portugal”, a “Promoção da Prática de Surf no Oeste”, o “Book & Movies”, a Mostra de Doces Conventuaiues de Alcobaça, o Cistermúsica e o Gravíssimo, também em Alcobaça, foram os pontos fortes das apresentações.
Ao final da tarde, Adriano Barreto Ramos, coordenador da Provere Termas do Centro, mostrou à assistência os eixos principais da estratégia de comunicação das Termas do Centro, com enfoque especial no novo site e na app, que já pode ser descarregada.
O dia no stand do Centro de Portugal terminou com eventos diversificados: um “Bailado da Chanfana”, apresentações do Quebra Jazz 2019 (Coimbra) e do Mundial de Motocrosse (Águeda), o lançamento do doce regional “Judeus de Águeda” e o workshop “Rota do Mosaico – Conímbriga e Sicó: Património e Criatividade”.