Na sequência da emissão de um comunicado técnico-operacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que determina a passagem para um estado de prontidão especial de nível 4, o Município de Pombal deixou um conjunto de recomendações à população, face aos alertas meteorológicos e ao risco de inundações.
A autarquia apela à retirada de veículos das garagens localizadas em zonas suscetíveis a inundações, recomendando igualmente que sejam evitados os estacionamentos nessas áreas. Atendendo à complexidade e às especificidades do edificado da cidade de Pombal, estas orientações estendem-se também à zona urbana. Como alternativa, os munícipes podem utilizar os parques de estacionamento do Expocentro e do Aquaparque, que contarão com vigilância.
As pessoas que residem em zonas ribeirinhas dos rios Arunca, Anços e da Ribeira de Carnide, bem como nos seus afluentes, são aconselhadas, sempre que possível, a procurar outro local para pernoitar. Caso tal não seja viável, devem adotar medidas de proteção das habitações e manter-se vigilantes.

Relativamente à população em situação de maior vulnerabilidade — nomeadamente idosos, pessoas acamadas ou com mobilidade condicionada — que viva em zonas de risco, o Município recomenda a sua retirada das habitações. É feito um apelo aos familiares que residam fora das áreas afetadas para que acolham estas pessoas, devendo estas levar consigo a respetiva identificação e medicação.
Os serviços de Ação Social do Município, em articulação com a GNR, estão a proceder ao levantamento das situações identificadas. Nos casos em que não exista retaguarda familiar, as pessoas em situação de vulnerabilidade social serão acolhidas na ETAP.
Foi ainda anunciado que a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) passará a funcionar na Escola Marquês de Pombal, enquanto o Centro de Apoio Logístico ficará instalado na Escola Secundária, ambos a partir das 19h00.
O Município apela a toda a população, incluindo a que reside fora das zonas de risco de inundação, para que adote comportamentos de autoproteção, salvaguarde os seus bens e se mantenha atenta às informações oficiais.






































































