O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um aviso vermelho para o distrito de Coimbra devido à previsão de vento muito forte, com início a partir da próxima madrugada de dia 28.
De acordo com as previsões, as rajadas de vento poderão ultrapassar os 140 km/h, sobretudo entre as 03h00 e as 06h00.
De acordo com as previsões meteorológicas e hidrológicas para o território da Região de Coimbra nas próximas horas/dias, relembramos o aumento caudais dos rios da bacia hidrográfica do Mondego.
Acresce a esta elevada probabilidade de eventos de cheias e inundações, já divulgado, um evento extremo de vento, cujo trajeto apresenta elevado grau de incerteza no seu ponto de entrada, mas que
terá maior impacte entre as 03h00 e as 6h00 da próxima madrugada com rajadas que poderão atingir valores superiores a 120Km/h.
Mantêm-se a vigilância ativa na bacia hidrográfica do Rio Mondego, em particular nos rios Alva, Ceira e Arunca, onde a precipitação tem potenciado um aumento significativo dos caudais
Mantendo-se a previsão da situação atual com o agravamento das condições extremas de vento, de acordo com o IPMA, devem ser adotadas as medidas cautelares preventivas de antecipação nas zonas historicamente vulneráveis a cheias e inundações como Coimbra, Soure e Montemor-o-Velho e no litoral face ao vento em particular nos concelhos da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira.
De realçar apenas, e até ao momento, o aumento do caudal do rio Mondego na ponte na Açude de Coimbra, 817 m3 /s, às 12h00, e os primeiros impactos nas zonas mais baixas do Ceira e Mondego.










































































