O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, inicia hoje um ciclo de sessões públicas de apresentação e discussão do Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT) no interior do país.
Em cada uma das sessões, a realizar em Beja, Covilhã e Mirandela, estará presente um outro membro do Governo, sinal de que este Programa é transversal e uma aposta estruturante da ação governativa.
Em dezembro também será lançado um site na internet, para acompanhamento e monitorização da implementação das medidas do PNCT. Neste site poderão ser colocadas questões à Unidade de Missão para a Valorização do Interior e realizadas sugestões por parte dos utilizadores.
O Programa Nacional para a Coesão Territorial inclui 164 medidas e lança uma nova etapa para o desenvolvimento dos territórios do interior, contrariando a tendência de desertificação dos últimos anos.
De cariz transversal, as medidas estão calendarizadas e têm em vista a atração e fixação de pessoas nestas regiões, o estímulo à atividade económica e ao emprego, a cooperação transfronteiriça e o intercâmbio de conhecimento, potenciando novas estratégias de valorização de recursos e maior competitividade.
De seis em seis meses, a execução das medidas será avaliada em Conselho de Ministros.