O Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM) realizou, esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 13h00, uma nova reunião no âmbito do acompanhamento permanente da situação provocada pela depressão Kristin, com o objetivo de atualizar o ponto de situação relativo aos impactos verificados no concelho de Pampilhosa da Serra.
Da reunião, destaca-se a reabertura das duas escolas do concelho na próxima segunda-feira, retomando o normal funcionamento das atividades letivas.
No que diz respeito à situação hidrológica, os caudais dos rios Ceira, Unhais e Zêzere registaram uma descida nas últimas horas, encontrando-se as localidades anteriormente mais ameaçadas pela subida do nível da água numa situação mais favorável. Apesar desta evolução positiva, a situação continuará a ser monitorizada, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias.
Relativamente às comunicações e ao fornecimento de energia elétrica, a maior parte do concelho já dispõe dos serviços restabelecidos. Encontra-se a decorrer o levantamento das localidades que ainda apresentam falhas, para reporte às entidades competentes e resolução logo que possível.
As equipas dos Bombeiros Voluntários, do Município, das Juntas de Freguesia e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra mantêm-se no terreno a desenvolver trabalhos de limpeza de estradas e acessos, com especial incidência nas zonas mais afetadas.
A presença de lençóis de água em diversas vias continua a causar preocupação, pelo que é feito um apelo à população para que redobre os cuidados na circulação rodoviária.
No que respeita às habitações, não há registo de novas ocorrências graves relativamente às situações anteriormente sinalizadas, mantendo-se o acompanhamento dos casos já identificados.
Por uma questão de prudência e prevenção, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil mantém-se ativo, sendo a situação avaliada diariamente em função da evolução das condições meteorológicas e operacionais.
O Município de Pampilhosa da Serra e a Proteção Civil agradecem a colaboração e o espírito cívico demonstrados pela população, reforçando a importância de continuar a seguir as indicações das autoridades e de adotar comportamentos que visem a proteção pessoal e a salvaguarda de bens.










































































