Os alunos finalistas do curso de Teatro e Educação da ESEC estreiam já no próximo dia 21, às 21h30, o espetáculo “Contra a Parede 5x por Semana”, com direcção de António Fonseca, numa colaboração com o Teatrão.
No âmbito da unidade curricular Projeto de Intervenção, este projeto pretende suscitar uma forma diferente de ver o mundo, apresentando problemas e deixando a sua resolução ao cuidado de cada espectador, suscitando o riso, o choro e a inquietação.
Deste modo, o projeto instala-se no reconhecimento de que vivemos numa sociedade de “patinhos feios” que pretendem ser cisnes.
Contudo, a utopia que move cada pessoa deixa de ser valorizada, e a escola, o trabalho, as relações humanas passam a ser o motor da vida. Assumindo isto, o espetáculo apresenta a vida de 11 personagens que vivem na sombra dos seus problemas num espaço onde não existe lugar para todos.
Paralelamente ao espetáculo, desenrolam-se outras actividades, que têm como objetivo a reflexão mais profunda de diversos temas, tais como: o consumismo, a educação, a cultura, a praxe, a saúde, a felicidade, o pensar diferente, a liberdade e a luta.
Durante a temporada de 21 a 30 de janeiro, a Tabacaria da OMT albergará um Mercado Trocas, com o intuito de explorar a pergunta “Será que isto é mesmo preciso?”, promovendo uma futura mudança. Para isto, a troca é feita apenas com outros objectos, deixando a moeda de parte.
Da mesma forma, irá ser realizado um ciclo de Conversas Acesas, que se realizarão depois do espetáculo, às 23h, onde os convidados irão responder e provocar algumas temáticas: no dia 23 de janeiro, “Medicamentos, uma forma de bem-estar”; no dia 26 de janeiro, “A praxe. E a cultura?”; no dia 28 de janeiro, “Repúblicas, uma estranha forma de viver”; e no dia 30 de janeiro, “Educação para a felicidade, o que é isso?”. Igualmente, como forma interventiva, os alunos finalistas documentam nas redes sociais, as irritações, inquietações, desejos e comentários, depreciativos ou não, pintadas nas paredes de Coimbra, através do hashtag #contraaparede5xporsemana.