A queda de chuva e trovoada marca esta sexta-feira a mudança de tempo, com o “verão” tardio a ir-se embora, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para as regiões Norte e Centro o IPMA prevê “céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros no Minho, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, sendo por vezes fortes e acompanhados de trovoada a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir da tarde, em especial no litoral e nas serras”.
Vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (25 a 45 km/h), em especial durante a tarde, nas terras altas, com rajadas até 70 km/h, e na faixa costeira. Pequena subida da temperatura mínima, em especial no litoral. Descida acentuada da temperatura máxima, revela o IPMA
Já para a região Sul, está previsto “céu geralmente muito nublado, apresentando abertas no Algarve até ao meio da manhã. Períodos de chuva, em geral fraca, a partir do meio da tarde a norte do Baixo Alentejo, em especial no litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões.”
Ainda vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas para o fim do dia. Pequena subida da temperatura mínima, em especial no litoral. Descida da temperatura máxima, refere o IPMA.
O IPMA coloca sete distritos em alerta amarelo: Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, devido à previsão de “aguaceiros por vezes fortes”
