O advogado António Manuel Arnaut morreu nesta quarta-feira em Coimbra, aos 59 anos de idade.
António Manuel Arnaut estava doente com um cancro.
O falecimento ocorre menos de um ano depois da morte do pai, António Arnaut, um dos fundadores do Partido Socialista e criador do Serviço Nacional de Saúde.
Em homenagem ao pai, António Manuel Arnaut ajudou a criar, no início deste ano, em Coimbra, o Observatório de Saúde António Arnaut, que tem como objetivo defender o SNS e resulta de uma mobilização cívica de cidadãos de diferentes quadrantes políticos.
A concelhia de Coimbra do Partido Socialista já reagiu a esta morte.
“O Partido Socialista está de luto com o falecimento do nosso camarada e amigo António Manuel Arnaut”, começa por referir a concelhia socialista de Coimbra em comunicado.
“Deixa-nos o militante presente da secção de Santa Clara, o Membro da Comissão Nacional do Partido Socialista, deixa-nos o filho, marido e pai dedicado e inspirador”, é ainda adiantado.
“Sempre foi um cidadão apaixonado pela liberdade e democracia, o que lhe permitiu sempre dizer o que lhe vai na alma. Nos últimos tempos fica nos a imagem do defensor incansável do seu SNS, que tanto o ajudava a lutar contra a doença prolongada e que quis preservar com a criação do Observatorio da Saude e com os repetidos apelos ao investimento no SNS e nos seus profissionais bem como numa revisão da Lei de Bases da Saúde que respeitasse o legado que seu pai nos deixou”, frisa ainda o PS de Coimbra.