O Clube Automóvel do Centro adiou o Rali Serra do Açor, “atirando” as culpas para a Câmara de Tábua.
Em comunicado emitido hoje o CAC adianta que “por razões que lhe são totalmente alheias se via na obrigação de adiar o Rali Serra do Açor, marcado para 1 e 2 de oiutubro. Inicialmente apoiado pela autarquia de Arganil, o rali viria a ser partilhado com as autarquias de Tábua e de Oliveira do Hospital, obrigando a uma complexa logística de troços nos três os concelhos, mas nada que a competência do Clube Automóvel do Centro não pudesse fazer.”
Na segunda-feira passada, 19 de setembro e “imediatamente após a conclusão do Rali de Mortágua por nós organizado, fomos confrontados com o abandono do projeto pela Câmara Municipal de Tábua, facto que não podemos deixar de lamentar, tanto mais, a apenas cinco dias dos reconhecimentos do rali e a doze da sua realização”.
Adiantando que de “imediato procuramos uma solução com a Câmara Municipal de Arganil, que passaria por um rali apenas no concelho de Arganil, já que à distância a que nos encontrávamos era a única solução possível”.
No entanto realçam que o facto de a Câmara de Oliveira do Hospital se manter no projeto, mas “ser desportivamente e logisticamente difícil idealizar em tempo útil um rali nos dois territórios. Hipótese que não deixará de ser equacionada para 2017”.
Sublinha ainda o CAC que apesar do acordo com a autarquia arganilense, “infelizmente a reparação dos troços a tempo dos reconhecimentos e a construção do road-book seriam possíveis, mas humanamente violentos, para uma estrutura que trabalhando como profissional, é preenchida por gente para quem os automóveis não são emprego”.
A concluir deixam um aviso de que no futuro vão “penalizar quem criou a situação”.
O presidente da Câmara de Tábua em declarações à Comarca de Arganil adianta que existiu uma divergência de interpretação em relação ao projeto apresentado pelo CAC.
Mário Loureiro esclarece que o modelo de prova apresentado pelo CAC aos autarcas seria a título exprimental, mas que esse não foi depois o cenário apresentado pelo clube que marcou uma super especial para a vila de Tábua, que a autarquia tivesse conhecimento.